quinta-feira, 6 de maio de 2010

... há um caminho de Paz, de fato muito bom

Esse mundo deveria ser um lugar tão pacífico, tão maravilhoso para se viver, tudo ia sendo criado e ao fim existia um elogio “isso é bom” e qndo Deus criou o homem então... Ele disse isso é MUITO bom... cara, Ele o criou à Sua imagem e semelhança... profundo isso.

Mas, qndo a gente se volta pros nossos dias, as coisas não tão parecendo ser tão boas assim: há tanta violência, injustiça, traição, medo, desprezo, discriminação, abandono,... uma infinitude de coisas que resultam em inúmeras pessoas infelizes e machucadas. A violência verbal, física, material, moral e até sexual deprime, angustia, entristece, machuca por dentro e por fora. Muita gente se acha boa e importante o bastante passando reto pelos outros, sem ajudar, mas graças a Deus ainda existem pessoas boas que andam por um caminho estreito, difícil, mas positivo.

É engraçado como o mundo nos influencia a passar reto... tempos atrás recebi um e-mail sobre assaltantes que usavam da misericórdia de outros e se fingiam de pessoas machucadas para aplicar um golpe... e certo dia passei de carro a noite por uma pessoa e tive medo de parar para ajudar sem saber se seria um golpe ou não... a primeira coisa que veio em minha mente foi a maldade, mas depois fiquei pensando... e se realmente tivessem necessitando de ajuda? Não fui capaz nem de ligar para a polícia...

Isso me faz lembrar de um livrinho que li há um tempo atrás e de uma história (Lucas 10.25-37) que aconteceu no caminho entre Jericó e Jerusalém:

25 Um mestre da Lei se levantou e, querendo encontrar alguma prova contra Jesus, perguntou: - Mestre, o que devo fazer para conseguir a vida eterna? 26 Jesus respondeu: - O que é que as Escrituras Sagradas dizem a respeito disso? E como é que você entende o que elas dizem? 27 O homem respondeu: - "Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com todas as forças e com toda a mente. E ame o seu próximo como você ama a você mesmo." 28 - A sua resposta está certa! - disse Jesus. - Faça isso e você viverá. 29 Porém o mestre da Lei, querendo se desculpar, perguntou: - Mas quem é o meu próximo? 30 Jesus respondeu assim: - Um homem estava descendo de Jerusalém para Jericó. No caminho alguns ladrões o assaltaram, tiraram a sua roupa, bateram nele e o deixaram quase morto. 31 Acontece que um sacerdote estava descendo por aquele mesmo caminho. Quando viu o homem, tratou de passar pelo outro lado da estrada. 32 Também um levita passou por ali. Olhou e também foi embora pelo outro lado da estrada. 33 Mas um samaritano que estava viajando por aquele caminho chegou até ali. Quando viu o homem, ficou com muita pena dele. 34 Então chegou perto dele, limpou os seus ferimentos com azeite e vinho e em seguida os enfaixou. Depois disso, o samaritano colocou-o no seu próprio animal e o levou para uma pensão, onde cuidou dele. 35 No dia seguinte, entregou duas moedas de prata ao dono da pensão, dizendo: - Tome conta dele. Quando eu passar por aqui na volta, pagarei o que você gastar a mais com ele. 36 Então Jesus perguntou ao mestre da Lei: - Na sua opinião, qual desses três foi o próximo do homem assaltado? 37 - Aquele que o socorreu! - respondeu o mestre da Lei. E Jesus disse: - Pois vá e faça a mesma coisa.

Nesta história 3 pessoas vinham no mesmo caminho e viram uma vítima de violência porém só uma fez diferença, caminhando em alguns níveis com aquela pessoa. Vou tentar resumir alguns níveis durante os próximos dias... e já vou adiantando o primeiro nível... o bom samaritano sentiu na pele a dor do outro como se ele mesmo estivesse naquela situação. Nem sempre a gente entende o poder que há em SENTIR o que o outro sente... se soubéssemos, com certeza tomaríamos novas atitudes, pois quando sentimos, geramos um impulso irresistível de mudança. Jesus sentia a dor dos outros, isso mobilizava forças para mudar o sofrimento de pessoas à sua volta (lembra como Ele agiu com o leproso?)

Podemos nos encolher de medo e parar no tempo ou lutar para alcançar um novo nível, um mundo melhor... hj quero fazer uma escolha e fazer diferença, quero olhar o mundo com outros olhos, parando um pouco e sentindo a dor do outro e vc? Qual é a sua escolha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário